lichess.org
Donate

https://unsplash.com/

COMO SE TORNAR UM JOGADOR DE XADREZ FORTE

ChessAnalysisOpeningEndgameStrategy
As fases do Xadrez e oque estudar em cada uma delas

image

A ABERTURA

1.) Use uma folha para determinar quais aberturas serão mais adequadas para você você formar seu repertório.

2.) Tenha um repertório de abertura definido.

3.) Fique com ele - não "pular ao redor".

4.) Caso contrário, você não entenderá as estruturas típicas de peões do meio-jogo que surgem de aberturas padrão.

5.) Estude muito bem o repertório de abertura que você tem.

6.) Em jogos casuais, postais, computador e blitz, é bom olhar para outras aberturas para evitar ficar obsoleto e "em um barranco", mas para o seu jogos sérios é essencial se especializar, especializar, ESPECIALIZAR!

7.) Lembre-se: se você tem 100 horas para estudar, é muito melhor gastar 25 horas cada em 4 linhas diferentes do que 4 horas cada em 25 linhas diferentes.

8.) A especialização também facilita o pensamento análogo que o ajuda a orientar você mesmo em situações desconhecidas de abertura / início do meio-jogo.

9.) Há muito mais livros escritos sobre aberturas de xadrez do que você precisa comprar para se tornar um jogador de xadrez muito forte; portanto, concentre-se nos livros sobre seu repertório.

10.) O E.C.O. além de livros sobre variações específicas em seu repertório de abertura são as melhores ferramentas para desenvolver seu repertório de abertura.

11.) Certifique-se de aplicar consistentemente os 4 Objetivos Básicos da Abertura: a.) desenvolva todas as suas peças a partir de suas casas iniciais, b.) controlar o centro, c.) roque cedo, d.) conecte suas torres.

image

CARACTERÍSTICAS DINÂMICAS DO MEIO JOGO

1.) Recursos dinâmicos explicados: eles mudam com uma troca igual de peças.

2.) Livros básicos sobre combinações e exercícios de cálculo devem, em geral, ser estudado antes de estudar as características estáticas em grande detalhe.

3.) Compreender a definição básica de uma combinação.

4.) Compreender a anatomia de uma combinação.

5.) Aprenda controle emocional; o que é e como usar.

6.) Definição dos Dispositivos Táticos Básicos.

7.) O melhor livro sobre os Dispositivos Táticos Básicos é: Xadrez vencedor por Chernev & Reinfeld.

8.) Os melhores livros sobre temas combinatórios classificados por peças são estes: 1. A Arte do Xeque-Mate por Renaud & Kahn, 2. A Base da Combinação no Xadrez por Du Mont e 3. Combinações Vencedoras de Tal por Tal & Khenkin.

9.) Entre os melhores livros sobre temas combinatórios classificados por métodos são: 1. Teste seu QI de Xadrez. Livros I e II de Livshitz, e 2. Enciclopédia de Combinações por Informante de Xadrez. (Nota: Esses dois livros são essencialmente livros de exercícios com pouco texto.)

10.) Dois livros excelentes que cobrem uma série de ideias e técnicas de ataque são: 1. A Arte do Ataque no Xadrez de Vukovitch. 2. The Modern Chess Sacrifice de Shamkovitch (Uma boa legenda para este livro seria: "Como obter a iniciativa de um peão na abertura").

image

RECURSOS ESTÁTICOS DO MEIO JOGO

1.) Características estáticas definidas: aqueles elementos do jogo que tendem a permanecer no mesmo com uma troca igual de peças.

2.) A série Pachman em recursos estáticos de meio-jogo é melhor que My System por Nimzovitch.

3.) O Poder do Peão no Xadrez de Kmoch é um livro importante apesar de sua nomenclatura um tanto estranha.

4.) Estrutura de Peões O xadrez de Soltis também é muito bom.

5.) O meio-jogo no xadrez - Características estáticas de Euwe e Kramer é fora do comum.

6.) Think Like a Grandmaster de Kotov é um grande clássico.

7.) Play Like a Grandmaster também de Kotov é um livro muito bom.

8.) Train Like a Grandmaster de Kotov, porém, é terrível.

9.) Compreenda completamente os 6 Casos do Centro Clássico do Peão.

10.) Compreenda completamente os 5 Elementos Básicos e Regras de Troca.

11.) Reflita sobre Estrutura de Peões; enumerar brevemente os tipos do mesmo.

12.) Test Your Positional Play de Bellin e Ponzetto é realmente excelente.

13.) Segredos da Estratégia de Xadrez Moderna de John Watson é de classe mundial.

14.) Reasses Your Chess (com workbook) de Silman é muito popular com muitos jogadores.

15.) Winning Pawn Structures de Baburin fornece o mais abrangente cobertura das estruturas isoladas de peões da Dama muito importantes.

image

FIM DO JOGO

1.) Finais de Xadrez Essenciais Explicados Movimento por Movimento de Silman é um muito bom livro para jogadores inexperientes.

2.) Finais de Xadrez: Conhecimento Essencial de Averbakh é particularmente útil para 1200-1600 jogadores avaliados.

3.) Practical Chess Endings de Keres é o melhor livro de um volume sobre o final de jogo. É particularmente apropriado para jogadores na força 1600-2000 variedade.

4.) Finais de xadrez fundamentais por Muller e Lamprecht é um rival próximo de Keres em qualidade.

5.) Apenas os fatos! por Krogius e Alburt é um livro geral de 1 volume, muito bom manual. Tem menos exemplos do que os livros de Keres ou Muller.

6.) Grandmaster Secrets: Endings de Soltis é um final de jogo bem-humorado e espumoso livro com uma série de dicas úteis.

7.) A série de livros Endgame Planning de Shereshevsky é muito boa no que diz respeito à medida que avançam, mas esses livros são amplamente limitados a finais que ocorrem a partir de um punhado de variações de abertura muito específicas.

8.) A série completa de 5 volumes Comprehensive Chess Endings da Averbakh é extremamente útil para permitir que um jogador ganhe força de nível Master no final de jogo.

9.) No entanto, Secrets of Pawn Endings, de Muller e Lamprecht, é ainda melhor do que o livro da série Averbakh sobre finais de peões de Maizelis.

10.) Além disso, A Pocket Guide to Endgames de Hooper oferece práticas mais úteis dicas para jogar finais de dama e peão do que os mais enciclopédicos livro sobre finais de dama na série Averbakh.

image

FORMAÇÃO GERAL, PSICOLOGIA, ETC.

1.) The Inner Game of Chess de Soltis lida fortemente com as questões de cálculo em jogos práticos de torneio.

2.) Os Sete Pecados Capitais do Xadrez por Rowson examina uma série de peças de xadrez “pecados” que os jogadores médios costumam cometer, embora o agrupamento em 7 categorias é bastante esticada e artificial.

3.) Chess for Tigers de Simon Webb é um livrinho prático de profundidade modesta que alguns jogadores de nível intermediário de clube acharam útil.

4.) Chess Psychology de Krogius é um livro pequeno, mas muito interessante, que trata com muitas questões de psicologia do xadrez. A seção sobre pressão do tempo é a melhor já publicado.

5.) A série Dvoretsky varia muito em qualidade, com muito de seu material simplesmente sendo a análise detalhada de posições específicas. Este processo muitas vezes não produzir quaisquer resultados úteis que possam ser aplicados ao resto do seu jogo. No entanto, os livros de Dvoretsky ainda contêm muitos insights interessantes sobre como melhorar sua capacidade de analisar e planejar.